terça-feira, 22 de novembro de 2016

"A tribo jornalística de Érico Veríssimo", por Eduardo Ritter

A TRIBO JORNALÍSTICA DE ERICO VERISSIMO
Livro escrito por meu primo, Dr. Eduardo Ritter.




Tomo a liberdade de comentar o livro escrito pelo Dr. Eduardo Ritter, jornalista, professor universitário, Doutor em Comunicação Social, Mestre em Comunicação Social, entre outros títulos.
Neste livro, Dr.Eduardo tece considerações sobre a "tribo" de jornalistas que compuseram personagens dos livros de Érico Veríssimo.  Analisou o Autor toda a obra de Érico Veríssimo, escritor gaúcho natural de Cruz Alta, cidade perto da minha, na Região do Planalto Médio.
Do "tempo e o Vento" a "Incidente em Antares", obras muito conhecidas e lidas, aos primeiros e últimos títulos do autor analisado, bem como literatura infantil, dissecou Dr. Eduardo as obras, caracterizando os vários tipos de jornalistas que, além de se encontrarem na obra de Érico, também são conhecidos e reconhecidos  em sedes de Jornais e outros ambientes de Literatura e escrita.
Com uma linguagem acessível, mas escorreita, transformou Dr. Eduardo sua tese de Doutorado em livro palatável para especialistas e leigos; com a análise profunda que faz da obra de Érico, lida e relida de cabo a rabo, conhecemos as várias caracterizações que podem existir entre os jornalistas, tipos caracterizados por Érico em suas obras, fundamentados em colegas de profissão, eis que jornalista e escritor, como sabemos.
 Da descrição física, psicológica, comportamental, política, econômica e social dos componentes da tribo, embasou Dr. Ritter seu profundo trabalho em Livros e textos de especialistas na Área de Comunicação, Literatura, Escritores e demais entendidos em sua área de conhecimento.
Uma obra que dá prazer  ler, envolve desde a primeira linha, um texto que flui, prende, agrada e encanta. Vale a pena a leitura.
Maravilhosa a homenagem que fez a sua mãe, Nara Mirian Ritter (minha tia), e ao pai, Nabucodonosor Ritter.

Um comentário: