quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

DIA DO IDOSO




A autora, lendo um poema de sua autoria, num Sarau.
Proibida cópia ou reprodução sem autorização.







Comemoramos, há poucos dias, o dia do Idoso, no mês de outubro.
A legislação nos protege a partir dos 60 anos, idade considerada perfeita para o "debut" na turma considerada da melhor idade.
Esta expressão "melhor idade" parece-nos um deboche, pois bem sabemos que não é bem assim.
Nosso corpo tem um declínio vertiginoso, os hormônios que mantêm nosso interesse em diversos assuntos vão declinando, quando não, sumindo, deixando-nos abismados.
As mulheres, após a menopausa, têm uma perda considerável de hormônios, o que faz com que vá desaparecendo, aos poucos ou rapidamente, o desejo sexual, a libido, o interesse em vários assuntos deles dependentes.
Os homens, ao entrarem na andropausa, também têm essas quedas hormonais, o que pode acontecer de afetar, igualmente, a libido, a potência e demais assuntos a eles ligados.
Melhor idade? Há quem diga: faz-me rir!
Dores, dificuldades para caminhar, algumas doenças, deficiências vitamínicas, quando não afetados por problemas mais graves.
Entretanto, como tudo na vida, há várias formas de encararmos as consequências de vivermos mais (a outra possibilidade, é a morte - interessa?...)
Estamos carecas de saber que atividade física, alimentação adequada, controle das doenças, visita aos médicos com mais frequência, exames preventivos, RIR MUITO! CANTAR! DANÇAR! VIAJAR! ESCREVER! LER! E muitas outras atividades que nos mantenham ativos, auxiliam muito para que tenhamos qualidade de vida.
Sair com amigos, conversar muito e dar gargalhadas nos auxiliam a manter o bom humor e não sermos velhos ranzinzas.  E, o mais importante, fazer de tudo para manter a autonomia e a lucidez, não depender de ninguém, e fazer o possível (muito difícil!) de incomodar filhos e netos só em último caso.
E amar!  Quem disse que os idosos não podem apaixonar-se se estão livres, solteiros, viúvos, divorciados?  O amor aquece a alma, faz bem ao coração e ao corpo, mantém a saúde, o brilho nos olhos e a pele bonita.  Amemos, pois!
Assim penso.
Feliz dia do Idoso para quem já chegou nesta idade!  E para quem há de chegar, também!


Nenhum comentário:

Postar um comentário