terça-feira, 3 de julho de 2012

"Em algum lugar do paraíso"


 

Este é o título do livro  de crônicas do Luís Fernando Veríssimo que li há pouco tempo.
Aliás, este ano começou tão turbulento, tão tumultuado em minha vida, que já passamos a metade do ano e ainda estou me achando perdida, desorientada, fora do meu eixo.
Não há de ser nada, vai passar.
Mas, voltando às leituras: o que acendeu a chama da curiosidade neste livro, foi uma frase chamativa na contracapa:
 "O tempo não foi a única novidade trazida por Eva ao jardim do Paraíso.  Foi ela que, dias depois, colheu o fruto proibido, que os tornou, de uma só mordida, sexuais e mortais.  E foi depois de comer o fruto proibido, quando a Terra entrou na sombra da noite e os dois se deitaram lado a lado, que Adão sentiu seu membro, que ele pensara que fosse só para fazer xixi, se mexer.  E avisou à Eva:
-É melhor chegar para trás porque eu não sei até onde este negócio cresce."
Este excerto de crônica é o chamariz do livro, assim como, quando vamos comprar um cd (ou íamos, agora as pessoas baixam música na internet!) o que nos movia era a música carro-chefe.
Mas Veríssimo já foi melhor, muito melhor.  Eu continuo insistindo, comprando seus livros quando saem, em nome do que já foi; mas acho que ele esgotou o repertório.  Também, manter o humor, a ironia, o espírito vivaz e atilado o tempo todo, não é fácil.
Apesar de tudo, um bom livro, com algumas boas tiradas do velho Veríssimo.

Veríssimo, Luís Fernando. Em algum lugar do paraíso, RJ: Objetiva, 2011, 195p.




2 comentários:

  1. i aeh tia/prima! agora consegui colocar teu blog lá nos meus, tipow, pra seguir e tal. sou meio homem das cavernas ainda, daqui uns dias a larissa vai saber melhor do que eu mexer nesses trecos..eheheh
    mas enfim, o último livro que li do verissimo filho foi "Os Espiões", e também fiquei pensando: "se eu tentasse publicar isso não conseguiria, ele só foi publicado porque é o LFV". Muito fraco. Mas sabemos que ele já fez grandes obras, como o Analista de Bagé, Comédia da Vida Privada, etc. Mas enfim, se pra nós, meros anônimos já é difícil às vezes, imagina pra ele! Eu tenho postado textos, no máximo, uma vez por semana, um pouco é por falta de tempo e outro pouco por falta de inspiração mesmo... meio que me esgotou as idéias também (está tudo indo para a tese...). enfim, prometo aparecer mais seguido! abração!
    dudu ritter

    ResponderExcluir
  2. obrigada, Dudu, muito me honra teu comentário; também já li os espiões, veja meu comentário no último texto; até mais

    ResponderExcluir