segunda-feira, 29 de maio de 2017

Mulheres que me influenciaram - parte I - Senhora Einstein








A par das mulheres (e homens) que fizeram ou fazem parte da minha vida, há as pessoas importantes, influentes, famosas por sua profissão, posição social ou política mas, principalmente, as mulheres que considero inteligentes, intrépidas, à frente de seu momento de vida, que não baixaram sua cabeça nem se submeteram à condição subalterna que tanto homens quanto mulheres, pelo pensamento e/ou período da história, sempre quiseram impor às mulheres.
Em minha adolescência meu pai comprou um livro  com a biografias de pessoas importantes para a História Mundial.  Comentá-lo-ei em próximo post, visto que  se encontra na casa de minha mãe.  Naquela época, naquele livro, chamou minha atenção Marie Curie, a cientista polonesa que descobriu o rádio.  Na minha inocência ou ignorância, fiquei confusa.  Não tinha sido outro quem descobriu o rádio? Fiquei na dúvida entre Thomas Edison, Hertz e o padre Landel de Moura.
Depois descobri que era outro rádio,  a radioatividade.
Hoje, entretanto, tenho em mãos uma biografia romanceada, escrita por Marie Benedict, "Senhora Einstein, a história de amor por trás da Teoria da Relatividade".

Com base em todas as informações a que teve acesso, a autora reescreveu a história de Mileva "Mitza" Maric Einstein, a primeira mulher de Einstein.
Nascida no interior da Sérvia, a menina com um problema de nascença em uma perna, que a tornara manca, fora incentivada pelo pai a estudar, como a única alternativa que teria na vida, uma vez que era praticamente impossível que arrumasse marido.
Fez seus estudos preliminares na cidade natal, destacando-se na Matemática. Posteriormente, conseguiu uma vaga na Universidade Politécnica Federal Suíça, onde matriculou-se no programa de Física e Matemática, sendo a quinta mulher a integrar a Section Six.  Para os parâmetros da época, uma insolência da parte dela. Nesta turma conheceu Albert Einstein, seu colega de classe, com grandes dificuldades em matemática, e mais quatro alunos.  Ela destacou-se por conseguir resolver os problemas complexos que o titular da cadeira propunha, e carregava Einstein e seus colegas nas costas.
Após um período de namoro, que as duas famílias não aceitaram, ela engravida antes do casamento, por pressão, é óbvio, do considerado gênio.  Que não assume a filha, a qual é escondida do mundo, e vem a falecer antes de casarem.
Após o casamento, Einstein a submete a abandonar a carreira; em virtude da prematura gravidez e dos problemas de saúde decorrentes, Mileva não consegue concluir a graduação.  Porém, continua, após as tarefas domésticas a que é submetida pelo marido, a auxiliá-lo nas pesquisas e estudos, tarde da noite.  Ele a humilha publicamente em várias oportunidades, e a obriga a andar atrás dele na rua ou em situações públicas, homenagens, palestras, apresentações,  nunca ao lado. 
Ela formula a teoria da relatividade, ele promete que vai publicar o artigo científico em nome dos dois, mas omite o dela.  Outros estudos que ela faz, novamente ele publica em nome dele. Sua ascensão é meteórica, seus artigos são publicados pelo mundo, as homenagens e convites para palestras se multiplicam, mas Mileva nunca aparece. Apropriação indébita.
Ao final de muitos anos de sofrimento e humilhações, após o nascimento de mais dois filhos, partos dificílimos nos quais ela quase morre, eles acabam separando-se, e ele casa-se com uma prima, que foi sua amante durante muito tempo.
A raiva que dá ler este livro.  Como ela, quantas foram e são humilhadas e enganadas? Milhares, milhões.

Vale a pena a leitura, seja pelas informações científicas, seja para conhecermos aquele que é considerado um gênio da humanidade, e que ganhou o prêmio Nobel pela teoria da relatividade.  Nas condições do divórcio, ficou estabelecido que, se ele ganhasse esse prêmio, entregá-lo-ia a Mileva inteiro, por ser ela a autora. E foi o que aconteceu.

Benedict, Marie. Senhora Einstein: a história de amor por trás da Teoria da Relatividade. Trad. Amanda Moura.- SP:Ed. Gente, 2017, 288p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário