domingo, 16 de outubro de 2011

DIA DOS PROFESSORES - AGRADECIMENTO ESPECIAL

     


(Imagem:     http://www.google.com/imgres?q=a+pata+nada+cartilha+sodr%C3%A9&hl=pt-BR&biw=1360&bih=611&tbm=isch&tbnid=7lNCOSk7EPuUqM:&imgrefurl=http://luizacaires.blogspot.com/2009_01_01_)

     Meu primeiro contato com uma professora foi aos 7 anos, 1º ano do então primário, Professora Dulce Penno, no Ruyzinho. Ela era uma excelente alfabetizadora, pois em maio do ano em que comecei estudar eu já lia fluentemente.  Não consigo entender como, hoje em dia, as crianças são aprovadas sem saber ler, nem como elas não aprendem.  O livro que utilizávamos, recordo ainda, dele repetíamos "A pata nada", e as demais lições, ficando triste quando terminou a "Cartilha Sodré", se não me engano este era o nome do nosso livro de alfabetização, o qual creio que deve ter caído em desuso há muito tempo.
     Professora Dulce era uma pessoa animada; baixinha, rechonchudinha, nem por isso deixava de pular e dançar conosco no inverno, para aquecermos as mãos e o corpo, antes da aula.  Tratava a todos com muito carinho, era eficiente em sua função, e fiquei muito triste, nem queria ir mais à aula, quando, no segundo ano, me disseram que era outra professora...depois, acostumei com as trocas. 
     Durante os muitos anos em que mantive contato com a escola formal, tive muitos professores. Dos mais competentes e inteligentes, dedicados, esforçados, interessados na função de ensinar, aos mais relapsos, descuidados e ignorantes.  Mas os primeiros sempre predominaram, o que os deixa em destaque e sobrepõe aos incompetentes, pois sempre os há, em qualquer profissão.
     Recordo da Escola da Penha, as Professoras Santa Nehring, de quem fui colega posteriormente, quando eu lecionava e ela era a Delegada de Educação; e Marília Brum Meirelles, entre outras.
     Do tempo do Ginásio, no CEAP, tenho as lembranças mais vivas, pois que na adolescência, período que marca sobremaneira nossas vidas.  Professor Ingo Voese, que nos deu aula de Português durante os 4 anos , e tinha uma facilidade de nos ensinar gramática e literatura, e nos incentivava muito a escrever; foi neste período que comecei a escrever contos e poemas, os quais nunca tive coragem de lhe mostrar, pois tinha vergonha.
     Professor Ary Bartholdi, de matemática, que dava estas aulas com muito bom humor, o que deixava a matéria leve; nunca achei matemática difícil por causa dele, tinha muita facilidade de nos transmitir os conceitos.
     Professor Armindo Porcher, que lecionava História, Geografia, OSPB e Moral e Cívica - afinal, era época da ditadura, e estas duas últimas eram obrigatórias.  Como ele tinha um tique nervoso, e chacoalhava às vezes a cabeça, todo mundo achava engraçado.  Eu não ia bem nestas matérias, pois sempre tive dificuldades para me achar no mundo - geografia - e no tempo - história -; porém alguma coisa do que ele falou ficou impregnado na minha cabeça, sobre História Antiga, pois quando estive no velho mundo, recordei de suas aulas ao visitar Roma, Londres, Paris e outros locais históricos.  Ele conseguiu ser mais competente do que minhas possibilidades pessoais.
     Professor Elard Dahlke, que lecionou Ciências no Ginásio, e Contabilidade Empresarial, no Curso Técnico.  Era muito competente,  divertido, brincalhão, e escreveu um livro sobre as Cabanas da Fonte Ijuí.
     Das aulas de Alemão e Desenho (único exame que peguei na segunda série...nunca consegui segurar uma régua, ela sempre se mexia...), lembro do professor ... Era pequenininho, magrinho, e tinha um sotaque alemão muito forte.  Veja só, ia bem em alemão e mal em desenho... também, retas, segmentos de retas, mediatriz, e tudo o mais...mas consegui escapar da segunda época.
     Do inglês, a professora Dady, que morou uns anos nos EUA, e nos trazia as letras das músicas dos Beatles para cantarmos nas aulas, que eram maravilhosas; o pouco de inglês que aprendi, foi em suas alegres e divertidas aulas.
     Mas o que eu amava muito, eram as aulas de Ginástica rítmica, com a professora Terezinha; eu adorava, me sentia a própria bailarina; mais o vôlei, basquete e outros esportes.
     Do tempo do Curso Técnico, lembro do professor Olívio Hermes; li vários livros, em suas aulas; enquanto ele falava, falava, lá na frente, eu estava sempre com um romance embaixo da classe...um dia ele veio me perguntar o que tanto eu lia...foi difícil explicar por que não prestava atenção...
     No Curso de Letras se destacaram o Doutor Deonísio da Silva, que além de excelente professor de Literatura, é escritor de renome.  Frei Matias, grande filósofo e autor de muitos livros de filosofia e educação; Maria Beatriz Behr, magnífica mestra de Literatura Gaúcha, que nos emprestava seus livros para que pudéssemos ler o que era necessário, pois, como já falei em outro post, havia uma grande dificuldade de encontrá-los na biblioteca ou em livrarias.  Ela dava aula com paixão, tinha um profundo conhecimento da matéria e nos passava muito entusiasmo.
     E assim, muitos outros mestres me incentivaram, foram meus modelos, repassaram seus conhecimentos e mantiveram acesa a chama da minha curiosidade, que é infinita, e me mantém aberta à leitura e aos estudos até hoje.  Aqueles que não mencionei, nem por issto deixaram de ser importantes.
     Essenciais na minha aquisição de conhecimentos no Curso de Direito, a Professora Doutora Marlene Kempfer Bassoli, de Direito Constitucional, que dava aulas magníficas sobre a disciplina, o que nos fez ter um conhecimento profundo sobre o Estado Democrático de Direito, a Constituição Brasileira e os direitos fundamentais do cidadão, entre outros conhecimentos.  Conhecedora profunda da matéria, passou-nos entusiasmo sobre o Direito Constitucional, tanto que meu trabalho de Conclusão de Curso foi baseado em seus ensinos, sobre o "Direito à Educação", já sob orientação da não menos competente Professora Mirelle N. Buzzalaf, que, além da orientação de monografia, também passou-nos, eficientemente, conhecimentos de Direito Processual Civil e Direito Ambiental. 
     Em destaque, igualmente, a Professora Henrienne Brandão, de Direito Penal e Processual Penal; embora sempre estivéssemos em pólos opostos no posicionamento sobre os crimes e a legislação que favorece os criminosos, suas aulas eram, além de interessantes e bem fundamentadas, divertidíssimas; nunca vi uma professora com tão alto astral e bom humor, o que sempre me fez ir bem nestas disciplinas, que não gostava, mas que consegui bem assimilar. E tinha uma memória invejável; nunca veio para a sala de aula com livros ou anotações; tinha o Código Penal, o Código de Processo Penal, doutrina e jurisprudência tudo na cabeça.  É de causar inveja a uma desmemoriada como eu....inveja boa!
     Merecem menção Júnio Mangonaro, Jackson Ariukudo, Luiz Vieira, Tânia Pitsilos e tantos outros que de maneira competentíssima cumpriram seu papel na minha vida de estudante, deixando uma marca indelével.
     Aos que não consegui lembrar o nome, meu pedido de perdão e meu agradecimento penhorado.  Sem vocês, com certeza, minha vida teria sido outra, não teria o conhecimento que tenho, e não teria passado por experiências maravilhosas. Muito obrigada, mestres, de coração.

      



    

5 comentários:

  1. No Brasil só tem uma pessoa que não tem o que falar dos professores (ao invés de frequentar uma escola, ia nos botecos tomar pinga e promover arruaças...)
    Quanto ao texto, achei-o excelente, parabéns! Continue a nos proporcionar leituras interessantes.
    Gilberto

    ResponderExcluir
  2. O magrinho era o Prof.Nestor Spindler, além de desenhar, tocava violino.
    Também fui alfabetizado pela Prof. Dulce e botei uma briga enorme quando no 2º ano veio outra professora, eu não aceitava e, depois de um mês indo de castigo todos os dias, foram chamadas minha mãe e Prof. Dulce pra me convencerem a eceitar a nova mestra. Só assim fui convencido a assistir as aulas normalmente. Beijão

    ResponderExcluir
  3. Pois essa necessidade de escrever deve ser de família...Coisa séria...rsrs. Cá estou eu para te dizer que estou com um novo blog e esperando a tua visita lá,não esqueça. Anota aí o link:
    COLCHA DE RETALHOS

    http://colchaderetalhos13.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. visitar-te-ei em breve; abrços, Débora, obrigada pela visita. E obrigada aos demais leitores de meu blog, tanto pessoas do Brasil, meu país, como de outras nacionalidades. Thank you!

    ResponderExcluir
  5. Tô gostando muito de ler as tuas memórias... bjs

    ResponderExcluir