terça-feira, 4 de outubro de 2011

Um pé lá atrás, outro aqui na frente.

     Precisei viajar por alguns dias, retornei à minha cidade natal pois meu pai completou 84 anos bem vividos, apesar de alguns problemas inerentes à idade.  Fui sozinha, de ônibus, uma vez que meu esposo e minha filha não podiam ir junto devido a seus compromissos.  Foi uma boa oportunidade para verificar como está o transporte coletivo do Brasil, na região sul, bem como verificar como estão as estradas, tendo em vista que o ônibus perfaz um percurso diferente do nosso, que é mais rápido.  Conclusão: por todo o trajeto, repetindo informações de outro post, há buracos, estradas mal conservadas, desperdício, estradas não duplicadas e inseguras, é um risco viajar por nossa região sul, também de ônibus.
     Durante este retorno à casa paterna, à noite, após meus pais se recolherem, encontrei em meio a seus livros um de Machado de Assis que ainda não tinha lido; quando retornei pra minha casa, terminei de ler outro, que tinha começado, os quais relato aqui, meus amados blogtores.


ASSIS, Machado de. Iaiá Garcia. Ed. Edigraf. SP:sd, 190 páginas.
     Sabemos que Machado de Assis é o maior escritor brasileiro, e viveu no período entre o fim do século XIX e começo do XX.
     Este livro  relata o romance de costumes do Rio de Janeiro desse período, quando ainda havia dote para uma moça que casasse;  ainda se andava de carruagens, charretes, entre outros meios de transporte.  Narra a história da moça, Iaiá, que cresce sem a mãe, que morreu; seu pai, viúvo, casa com a moça, que é a paixão de Jorge, um jovem militar que lutou na Guerra do Paraguai, para esquecer a paixão.  Um triângulo amoroso, que desemboca no casamento de Iaiá com Jorge, muitos anos depois, após muitas peripécias.  Ótimo para conhecer a época, os costumes, a educação, os acontecimentos deste período, inclusive os acontecimentos políticos. Excelente, como tudo que Machado fez.
     O outro livro comentarei outro dia.

Um comentário: