terça-feira, 16 de outubro de 2012

Às crianças, e aos mestres, com carinho.








Para nós, professores da ativa e inativos, mas que já tiveram muita atividade!
 Imagem: https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTPMv8ab-H4i2bxCMMUX4XAS8PjsfWUsvzV7viNrfFU16brjwnj 








O MESTRE E AS CRIANÇAS

         Coube-me, certo dia, falar em um local para várias pessoas, em uma instituição religiosa.  Como sempre me escapo das atividades das senhoras, pois não sou de pintar e bordar, muito menos de crochetar ou tricotar, digo: só sei falar, ler e escrever, isto faço bem, e cada um com seus dons. Então me intimaram a mostrar meus dons.  Vamos ver se me desincumbi à altura do esperado ou se sou uma mentira!
         Portanto, hoje falo das crianças, pois seu dia foi dia 12, e dos professoras, que seu dia foi ontem, 15.
         Não se separam professores e crianças/adolescentes/jovens.
         Comecemos pelos professores ou mestres.
         Se formos ao dicionário ver o que significa Mestre, diz-nos o Aurelião: “Homem/mulher que ensina; professor ou professora; a pessoa que é perita numa arte ou ciência; quem é superior; grande, extraordinário; que é mais importante; que serve de BASE ou de GUIA.
         Então, ser professor, é tentar ser maior – não mais orgulhoso – que os demais; mas maior no conhecimento; é alguém estudar, especializar-se em uma arte ou ciência, depois ensinar.  É servir de base, é servir de guia.  Para quem? Para quem precisar: crianças, adolescentes, jovens, e por que não adultos? Há muitos adultos que precisam de alguma orientação; há muitos que não tiveram oportunidade de educar-se quando crianças ou jovens, e que podem fazê-lo agora.
         Nós, cristãos, tivemos o mestre dos Mestres, como Jesus é considerado: é o guia dos cristãos, a base do cristianismo, a nossa viga-mestra.  É quem nos orienta, nos guia; por isto, também, a figura de Jesus ser a da luz para os caminhos: se caminharmos em um lugar escuro e surgir uma lâmpada, uma lanterna ou uma vela, todos por ela se guiarão.  A luz é o conhecimento, a sabedoria, a fé, o poder que vem de Deus.
         Nós, professores – embora aposentada, sempre serei professora – se quisermos ser Mestres verdadeiros, devemos seguir o exemplo do nosso Mestre: deixar que venham as crianças até nós para que possamos auxiliá-las em seu desenvolvimento físico, psíquico, intelectual, espiritual e moral.  Devemos ter a sabedoria que vem do Pai, a sua paciência, o seu amor; manter uma característica que vem das crianças, que é a curiosidade, para nos atualizarmos sempre, e ajudar a manter a curiosidade das crianças sempre acesa, pois é esta que move o mundo.  Sem curiosidade não haveria ciência, cultura, lazer, nenhuma atividade seria feita, e estaríamos ainda na idade da pedra.
         Podemos fazer uma interpretação diferente das palavras de Mateus: as crianças de que ele fala, não são só literalmente crianças; se nós, adultos, mantivermos a alma como a das crianças – na medida do possível, pura, sem malícias, sem preconceitos, na simplicidade, aceitando o que vem do Pai, pedindo perdão de coração aberto, e nos arrependendo de verdade, sendo humildes ou com corações puros, continuaremos sendo as crianças que podem vir ao Pai e Ele nos receberá de braços abertos em seu reino.
Numa sociedade como a nossa, é muito difícil conseguirmos ser esta criança, bem como ser próximos do que é ou foi o Mestre Jesus. Já naquele tempo não eram todos que aceitavam as idéias, a sabedoria, a forma de atuar do grande Mestre.
         Para os que atuam hoje no magistério é mais difícil ainda.  Embora a situação seja diversa, ensinar hoje é muito complicado.
         Escutei esta semana no noticiário da TV uma reportagem na qual informam que estão sobrando vagas nos diversos cursos de licenciaturas, que são os cursos que autorizam as pessoas a lecionar.  Ninguém mais quer fazer cursos que resultem em magistério; ninguém mais quer ser professor ou professora.  Muitas faculdades já fecharam seus cursos.
         Se a sociedade – QUE SOMOS NÓS- não se mobilizar, não vai demorar muito tempo e nossos filhos e netos não terão mais seus mestres.  A profissão foi literalmente abandonada pelos responsáveis diretos – pela nossa Constituição Federal: Prefeitos, Governadores e Presidenta da República, participantes dos 3 níveis do Poder Executivo – que ninguém mais, das novas gerações, se interessa em ser professor ou professora.  Alguns poucos sonhadores devotos, que têm muito alto o dom do magistério, ainda fazem os cursos, seja o secundário normal ou os superiores.  A maioria dos estudantes, ao fazer vestibular, escolhe outras profissões mais rentáveis e mais respeitadas.
         No tempo de Jesus o ensinar era gratuito; hoje é remunerado, mas muito mal, quase não sendo suficiente  para a pessoa sobreviver e dar boas condições de vida à família, numa sociedade em que não é a pessoa que produz que vai consumir os produtos e tudo tem que ser comprado e pago.
         Para podermos continuar mantendo estas duas classes unidas – dos professores/mestres e das crianças -  a sociedade, que SOMOS TODOS NÓS, deve fazer um barulhão EXIGINDO dos que são eleitos pelos nossos votos a boa qualificação dos Mestres, sua boa e suficiente remuneração, as condições necessárias a um bom trabalho (prédios, escolas, bibliotecas, quadras para educação física, etc) , e daí, sim, cobrar resultados visíveis do trabalho dos mestres.  Com estas condições, todos os mestres serão verdadeiros guias e bases para uma sociedade justa e igualitária.
         Se continuarmos cada um na sua vidinha, achando que quem tem que fazer algo são os outros, vai chegar um momento, e ele não está longe, em que não haverá mais mestres; e as crianças terão que curtir sua infância na ignorância, ou seus pais/responsáveis terão que providenciar, eles mesmos, a instrução de seus filhos.  Nas escolas pública já ouvimos, há anos, que faltam professores desta ou daquela disciplina. A continuar assim, faltarão mestres em todas.
         Para encerrar, um dos provérbios que casa bem nosso tema de hoje que são as crianças e os mestres, mas que também serve para os pais, ao dar-lhes a educação familiar:
Provérbios, 22:6: “Educa a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele.
 
 Imagem: https://www.google.com.br/search?q=crian%C3%A7as&hl=pt-BR&client=firefox-a&hs=R0X&rls=org.mozilla:pt-BR

Um comentário: