sábado, 11 de março de 2023

O PRAZER DA LEITURA E DA ESCRITA



Foto da autora, proibida a reprodução sem autorização.

A título de introdução, um poema de Alberto Caeiro, heterônimo de Fernando Pessoa, a respeito dos versos publicados:

Alberto Caeiro, n’O guardador de rebanhos:

XLVIII

Da mais alta janela da minha casa
Com um lenço branco digo adeus
Aos meus versos que partem para a Humanidade.

E não estou alegre nem triste.
Esse é o destino dos versos.
Escrevi-os e devo mostrá-los a todos
Porque não posso fazer o contrário
Como a flor não pode esconder a cor,
Nem o rio esconder que corre,
Nem a árvore esconder que dá fruto.

Ei-los que vão já longe como que na diligência
E eu sem querer sinto pena
Como uma dor no corpo.

Quem sabe quem os lerá?
Quem sabe a que mãos irão?

Flor, colheu-me o meu destino para os olhos.
Árvore, arrancaram-me os frutos para as bocas.
Rio, o destino da minha água era não ficar em mim.
Submeto-me e sinto-me quase alegre,
Quase alegre como quem se cansa de estar triste.

Ide, ide de mim!
Passa a árvore e fica dispersa pela Natureza.
Murcha a flor e o seu pó dura sempre.
Corre o rio e entra no mar e a sua água é sempre a que foi sua.

Passo e fico, como o Universo.”

PESSOA, Fernando. Os melhores poemas de Fernando Pessoa. Seleção de Teresa Rita Lopes.-9ªed.-SP:Global, 1997, 171p.

           
           A leitura e a escrita são muito pessoais, quase íntimas.

          O escritor expõe a sua alma, põe sua visão visceral do mundo, da vida, dos acontecimentos, pensamentos e sensações, pesquisas, trabalhos científicos, teses.

           O leitor faz sua leitura a partir das suas vivências, de igual forma em relação às suas emoções, sensações, percepções e conhecimentos.

         O prazer da leitura acontece quando a alma do escritor toca a alma do leitor.

            Entretanto há, também, o desencontro... o escritor escreve uma coisa, e  o leitor entende outra...

          Às vezes são necessárias várias leituras até haver a compreensão e o toque de almas.

         E essa intimidade do leitor com o escritor também dá-se conforme a forma e o lugar da leitura: em relação a livros ou textos científicos ou técnicos, há um tipo de compreensão, e a leitura geralmente é feita em lugares, digamos assim, adequados: salas de aula, escritórios, mesas de trabalho.  Mas se for uma leitura de deleite, a intimidade torna-se maior à medida que o leitor lê num sofá, descansado; numa rede, à sombra de árvores ou numa varanda; à beira da praia ou da piscina;ou quando o leitor leva o escritor para a cabeceira da cama.  O escritor nem sonha quanta intimidade há entre os seus escritos e os milhares ou milhões de receptores, que se encontram em vários lugares do mundo.  Como quem escreve, pensar nisto me deixa meio constrangida. 

         E a forma de escrita também é bem peculiar, conforme a pessoa: há quem tenha a facilidade de escrever, ou fazer anotações que depois são incorporadas às suas obras, em qualquer lugar e de qualquer forma: anotações em bilhetes, pedaços de papel, em notebook ou celular, beiradas de livros, no metrô, em sala de aula, enquanto faz tarefas domésticas, etc... De outro lado temos os metódicos, que só conseguem escrever em seus escritórios ou bibliotecas, ou simples escrivaninhas num canto de casa, em cadernos (os mais antigos e analógicos), em computadores; num determinado horário e em determinadas circunstâncias.  

        Cada um tem seu método de trabalho, como bem percebido em várias entrevistas de vários escritores que observamos .

       A forma de escrita e de leitura torna-se secundária.  O que é importante é que haja escritores, leitores e livros.





21/1/2023, diálogo com colega escritor.

2 comentários:

  1. Belo texto! Envolve várias etapas da escrita (conforme o gosto do escritor) e os seus leitores, ao longo da vida. A imaginação e a vivência de cada autor também influencia na escrita. Sucessos! Carlos Frederico_ RJ.@carlosfredericoescritor

    ResponderExcluir
  2. Grata pelo comentário, confrade Carlos Frederico. Observação pertinente. Também a leitura pode ocorrer em ônibus, avião, outros meios de transporte, salões de beleza, consultórios médicos , ou qualquer lugar em que haja tempo, vontade e prazer na leitura. Lorení.

    ResponderExcluir