quinta-feira, 30 de março de 2023

A HORA DA AMANTE

 


 

      Naquele tempo os salões de beleza não tinham whatsapp para as clientes marcarem seus horários.  As mulheres ficavam sentadas na sala de espera, e eram atendidas por ordem de chegada.  Às vezes dava briga, pois alguém sempre dizia que tinha chegado primeiro.  Mas a cabeleireira e a pedicure/manicure sempre contornavam a situação.

        Num sábado à tarde fui cedo para o salão.  Tinha um compromisso à noite e devia estar bela, enfeitada.  Meu namorado dizia que não precisava, que eu era linda de qualquer jeito.  Opinião dele... Mas sempre gostei de caprichar, gosto de estar bem arrumada. Me sinto bem.

        Enquanto eu lia um livro – sempre tive um na bolsa, desde a juventude – e aguardava a minha vez, de vez em quando prestava atenção na conversa das mulheres.  Essa era uma tarefa complicada pois todas conversavam ao mesmo tempo, num ruído buliçoso, o que tornava difícil concentrar-me em uma só conversa. Mas chamou-me a atenção duas senhoras, em torno dos quarenta anos (eu tinha vinte), que falavam dos maridos:

Mulher um- Sabe quem descobriu que o marido tinha uma amante?  A fulana!

Mulher dois – Capaz! Verdade?  Ele, que sempre teve a fama de bom marido, bom pai, responsável, sempre muito educado e gentil...

Mulher um – Pois é! Para tu veres como são as coisas!

Mulher dois – E como ela descobriu?

Mulher um – Então... ele sempre cumpriu com os compromissos familiares, um pai presente, um marido exemplar, sempre com a família em todos os horários de refeições, sempre dormiu em casa, estava em festas familiares, aniversários, Natal, sempre com a mulher e os filhos, resolvendo todos os enroscos da casa, super responsável...

Mulher dois – Como ela descobriu? Quando ele traía ela?

Mulher um – Depois do almoço, quando ele saía para o trabalho, sempre desviava para a casa da amante, chegando mais tarde ao trabalho.  O horário era das duas às quatro.  A mulher nunca desconfiaria, pois ele saía para trabalhar.  Como era dono da empresa, ninguém cobrava horário dele.  Para os funcionários falava que ia visitar clientes...

Mulher dois – Ah! Então o horário das amantes é este, das duas às quatro da tarde?

Mulher um – Pelo menos para este homem.  Se os outros fazem assim, não sei.  Mas qualquer um pode usar deste subterfúgio, mulher nenhuma vai desconfiar...

        Fiquei impressionada com a conversa das mulheres, e fiquei pensando sobre o assunto.  Mas minha leitura era mais interessante do que a conversa delas. 

        Era sobre Capitu.

     Embora o tema traição sempre esteja na mente dos seres humanos, tanto no sentido de quem trai ou de quem é traído, em nossos tempos ela não se efetiva somente fisicamente.  Através da internet, dos sites de relacionamento, ou do contato por whatsapp, pode acontecer de as conversas se transformarem em uma traição virtual.

    Do ponto de vista jurídico, já há decisões dos tribunais no sentido de que conversas pela internet, seja por qual tipo de site for, é considerado traição dentro de um relacionamento.  Tanto dentro de um casamento formal, como nos novos tipos de namoro ou união estável.  E pode ter que haver partilha de bens no caso de uma separação.

    Presume-se que, em um relacionamento, haja respeito, lealdade, confiança, amor, vontade de ficar junto.  Caso contrário, melhor terminar com o relacionamento para evitar maiores complicações.

 

 

 





Palmeira das Missões

30/03/2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário